Quantos dias ficar em Madrid?

Madrid é a cidade que me conquistou na Espanha  sem desmerecer Barcelona, que tem toda sua beleza e pontos positivos. Mas Madrid, ahhh.. sério… Madrid é uma cidade apaixonante.

A ruas são lindas, os prédios bem conservados, o Palácio Real é um dos mais lindo que já visitei e o povo é muito receptivo e adora brasileiros. Sem falar nas praças, nas ruas arborizadas, nos restaurantes, mercados e cafés…. já deu pra ver que essa cidade me conquistou mesmo.

Outro ponto super positivo de Madrid é sua localização estratégia. Ela está no caminho entre Lisboa e Barcelona, então a parada por ali é praticamente obrigatória. Sem falar que nas redondezas de Madrid existem cidades belíssimas e que são perfeitas para uma day-trip – como Toledo, por exemplo.

Eu te digo que ficaria uma semana em Madrid, quinze dias ou até um mês e não ia me cansar. Mas vamos levar em consideração que essa é sua primeira visita na cidade e você não tem todo o tempo do mundo… Vai visitar o básico da cidade para depois ficar como eu: louco pra voltar.

As atrações de Madrid são relativamente próximas e caminhar por lá é a melhor opção para explorar a cidade. Para conhecer os principais prontos turísticos você nem vai precisar do transporte público – mas quando precisar vai adorar, o sistema deles é muito bom.

Eu utilizei o transporte público apenas duas vezes: no primeiro dia, quando cheguei de Lisboa na Estação Chamartin. Essa estação é um pouco mais afastada, então lá eu comprei o ticket simples de metrô (cerca de 1 euro) – que vale para uma única viagem sem baldeação –  peguei a Línea Celeste (Nº1), no sentido Valdecarros, e segui até a Estación Tirso de Molina.

A Estacion Tirso de Molina é a mais próxima do hostel que eu fiquei na cidade e super recomendo! Aproveita e veja o meu review completo sobre o Las Musas Hostel e garanta sua reserva!! Lembre de fazer suas reservas através dos links do blog que te levam ao Booking, assim você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso 😉

A segunda vez que utilizei o transporte público da cidade foi para visitar um shopping mais afastado – sim, fui num shopping… sou um mochileiro consumista #sorry #meupecadomas sobre esse shopping eu falo depois pra você.

Mas afinal… quantos dias ficar em Madrid?

Vamos manter o foco pra esse post não ficar gigante!! Para ver o básico de Madrid eu recomendo dois dias completos – mas já digo que é um pecado você ir até lá e não separar um dia para visitar Toledo. Então dá um jeito aí e encaixe três dias no seu roteiro: dois dias para Madrid e um para Toledo.

Roteiro de 2 dias em Madrid

Como já é de costume nesse tipo de post aqui no blog, vou descrever aqui – de forma resumida – o que você pode fazer na cidade nesse tempo. Lembrando que isso nada mais é do que uma sugestão com base nas minhas experiências pela cidade. Então vamos lá…

O que fazer em Madrid – Primeiro dia

Como eu falei eu cheguei em Madrid vindo de Lisboa – em um trem noturno. Cheguei bem cedo e fui logo para o hostel deixar minhas coisas. Como eu não tinha tempo a perder, já saí cedo para bater perna.

Puerta Del Sol

Minha primeira parada do dia foi a Puerta Del Sol, a praça central e mais popular de Madrid. O movimento por lá é bem grande – chegando a ser até um pouco caótico. Destaque para a estatua do Urso e da árvore de blueberry – símbolo da capital.

Puerta Del Sol - Madri
Puerta Del Sol – Madri

Várias ruas importantes da cidade chegam nessa praça. Eu localizei a Calle Mayoruma das mais famosas de Madrid – e segui por ela. A rua tem muito comércio, além de cafés e restaurantes. Achei super linda..

Calle Mayor - Madrid
Calle Mayor – Madrid

Passeando por ali eu vi uma entrada em arco – ela dava acesso a Plaza Mayor, uma outra praça muito importante de Madrid. Ela foi construída em 1619 e já foi palco de execuções públicas e tortura #credo. Também já aconteceram alguns festivais por ali, já que cabem cerca de 50 mil pessoas nessa praça.

Plaza Mayor - Madrid
Plaza Mayor – Madrid

Catedral de la Almudena e Palácio Real de Madrid

Voltei para a Calle Mayor e segui em frente até chegar na Catedral de La Almudena. A entrada na catedral não é paga, então vale da um passada por lá. Logo ao lado da Catedral fica o Palácio Real de Madrid que eu recomendo muuuuuuito a visita.

Catedral e Palácio Real de Madrid
Catedral e Palácio Real de Madrid

Para detalhes completos veja o post Visitando a Catedral de la Almudena e Palácio Real de Madrid.

Lembrando que em frente ao palácio fica a Plaza del Oriente e atrás dele fica o campo del Moro. Vale a pena sentar na praça apenas para observar o movimento.. aproveite também para desfrutar de bons momentos nos jardins do Palácio.

Plaza de Espanã e Templo de Debod

Minha próxima parada do dia foi a Plazza Espanãbelíssima!! Com jardins bem cuidados e grandes prédios ao redor.

Plazza Espanã - Madrid
Plazza Espanã – Madrid

Não muito longe dali fica o Templo de Debod. Eu tinha me programado para visitar ele mais a noite, mas quando anoiteceu eu já estava muito longe dali. Então talvez vale a pena fazer a visita enquanto você ainda estiver por perto mesmo.

Gran Via e Plaza de Cibeles

Meu passeio por Madrid continuou pela Gran Víaoutra rua famosa de Madrid. Super movimentada, além de muitas lojas a Gran Vía têm teatros e shows. Quase comprei ingresso para ver O Rei Leão, mas acabei deixando passar.

Gran Vía - Madrid
Gran Vía – Madrid

A Gran Vía é uma rua bemmm longa. Segui em frente até a rua mudar de nome… passando a chamar Calle de Alcalá. Segui por ela até chegar na Plaza de Cibeles – uma rotatória que divide os bairros Centro, Retiro e Salamanca. No centro da rotatória fica a Fonte de Cibeles, de 1782. Ao redor da rotatória existem 4 prédios emblemáticos na cidade: o Palacio de Buenavista, o Palácio de Linares, o  Banco de Espanha e por fim o Palácio de Comunicaciones o mais bonito na minha opinião.

Palácio de Comunicaciones - Madrid
Palácio de Comunicaciones – Madrid

Pausa para compras – Abercrombie em Madrid

Essa é um parte que você não precisa seguir no meu roteiro. Então se quiser pode pular para o próximo tópico, ou então continue acompanhando comigo…

Da rotatória eu segui pela Calle de Alcalá. Caminhei por ela passando pela Plaza de la Independencia e pelo Parque Del Retiro que eu visitei mais tarde e fiquei apaixonado!!

Andei um bom tempo contornando o parque e segui pela Calle del Príncipe de Vergara – andei mais umas 6 quadras por essa rua até finalmente chegar na Plaza del Marqués de Salamanca, onde fica a loja da Abercrombie uffa, merecia um prémio por andar tanto só para chegar em uma loja.

Fiz minhas comprimas e dei sorte de pegar algumas roupas de inverno em promoção – já pensando na Suíça, o próximo país da viagem.

Parque del Retiro e Palácio de Cristal

Confesso que essa parte do roteiro era para o segundo dia em Madrid, mas alguma mágica fez meu dia render muuito!!  Depois da minha pausa para compras ainda estava cedo e eu me mandei para o Parque del Retiro. Estava um dia lindo… céu de brigadeiro!

Parque del Retiro e Palácio de Cristal
Parque del Retiro e Palácio de Cristal

Esse parque foi uma surpresa incrível pra mim, não imaginava que era tão bonito – sem falar no Palácio de Cristal. Para ver mais detalhes sobre essa parte do passeio veja o post Parque del Retiro e Palácio de Cristal.

Paseo del Prado e Museu Del Prado

Você deve achar difícil que eu ainda tenho feito mais coisas nesse dia né? Mas sim, eu fiz! Depois de curtir um tempo no Paque del Retiro, eu teoricamente estava caminhando de volta para o hostel.

Decidi fazer o caminho de volta pela Passeo del Prado – uma rua linda…. toda arborizada. Passei em frente ao Real Jardim Botânico, mas ele já estava fechando e não deu para fazer a visita. Ainda não havia anoitecido, mas já era cerca de 17h ou 18h.

Museu del Prado e Passeo del Prado - Madrid
Museu del Prado e Passeo del Prado – Madrid

Nisso eu chego em frente ao Museu Del Prado e vejo uma fila se formando. Descubro que o Museu ia abrir naquela noite e que a entrada seria grátis – isso mesmo, total free! Ah, por mais que meus pés pedissem um descanso, lá fui eu para a fila… carregado de sacolas e com a mochila da câmera.

Esperei um tempinho até o museu abrir. Assim que entrei, guardei todas as minhas coisas no guarda-volume e enfim pude descansar mais um pouco. Descansar sim! Sério, meus pés estavam me matando. Sentei em um banquinho no meu de um corredor do museu e fiquei contemplando uma pintura que nem sei de quem era. Acho que fiquei uns 15 minutos sentado por ali.

Depois dei mais umas voltas pelo museu eu finalmente me rendi – era hora de voltar para hostel.

O que fazer em Madrid – Segundo dia

Minha ideia para o segundo dia em Madrid era visitar o Parque del Retiro, o Museu del Prado, o Jardim Botânico e o Museu Reina Sofia. Caso você tenha um ritmo diferente e não consiga fazer tudo que eu fiz no primeiro dia, essas são boas opões para o seu segundo dia.

Decidi que minha manhã seria livre para eu fazer algo fora do roteiro…. adivinha o que este ser consumista resolveu fazer? Compras!! Sim, again!! Dessa vez resolvi visitar um shopping afastado do centro de Madrid – O Xanadú.

Para chegar lá eu precisei pegar um ônibus na estação Principe Pío. Boa parte dessa estação é subterrânea, o que achei muito legal. Estação subterrânea de metrô ok, mas de ônibus foi a primeira vez que eu vi.

Acho que levei uns 20 minutos para chegar no shopping. O mais louco é que o ponto de desembarque é ao lado de uma auto estrada super movimentada e você tem que atravessar um terreno de terra para chegar ao shopping.

Além do básico que todo shopping oferece, o Xanadú se destaca por ter uma pista de esqui indoor. O valor é cerca de 25 euros para 2 horas na pista.

De volta a Madrid eu larguei minhas bugigangas no hostel e sai para passear mais um pouco. Dessa vez sem planos ou roteiros – apenas andando pelas ruas de Madrid e curtindo a cidade.

Gran Vía - Estação Atocha - Passeo Del Prado
Gran Vía – Estação Atocha – Passeo Del Prado

Depois voltei para o hostel, conheci uma brasileira e decidimos fazer uma lasanha de beringela. Ela foi muito querida e era super simpática. No fim perdemos contato e nunca mais consegui encontra-lá. Sei que ela tem uma pousada em algum praia no Brasil, o nome era algo com Sol e Mar,  Mar e Sol… enfim… já procurei bastante e nunca encontrei…. Amizades de viagem, as vezes acontece isso.

* Como você pode ver esse meu segundo dia saiu totalmente do que era planejado.. mas isso que é bom!! Eu tenho um roteiro mas não estou preso a ele. Sempre temos total liberdade para alterar nossos planos quantas vezes quiser.

Roteiro de 3 dias em Madrid – Day Trip para Toledo no terceiro dia

Caso você consiga incluir mais um dia no seu roteiro, minha sugestão é fazer uma day trip para Toledo. A cidade é um sonho… toda medieval, murada, com muita história e que te faz viajar no tempo.

Toledo - Espanha
Toledo – Espanha

Para saber mais sobre Toledo veja o post Roteiro de 01 dia em Toledo.

* * * * * *

Espero que esse “relato/roteiro” da minha viagem por Madrid possa ajudar na sua programação. Tenho certeza que você vai se apaixonar por Madrid…. Eu estou contando os dias para voltar.

* * * * * *

Veja também:

Imigração na Europa – Um post para você não passar perrengue e viajar sem grilo com a imigração.

Planilha de Viagem – Pra você que gosta de ter tudo organizado, baixe o modelo da minha planilha.

Quanto custa um mochilão na Europa – Veja aqui os custos detalhados do meu primeiro mochilão.

Quantos dias ficar? – Veja os posts especiais de Paris, Londres, Lisboa, Amsterdam e Roma.

* * * * * *

Para encontrar as melhores opções de hospedagem em Madrid, com os melhores preços, acesse este link do Booking, um sistema fácil e super confiável.

Lembre-se que para entrar na Europa você precisa fazer o Seguro Viagem. Leitores do blog tem 15% de desconto, pegue aqui o seu cupom. Lembre-se de utilizar os links do blog para acessar os sites dos nossos parceiros: Booking, Mondial e RailEurope. Um Grande abraço!!!

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

41 Comentários

  1. Katia sandes

    Olá Robson!! realmente Madri é apaixonante. Não me cansaria nunca de caminhar e caminhar e caminhar por aquela cidade e me perder tantas quantas forem as vezes até conseguir sair do Parque Del Retiro, Sentar em frente ao Palácio de Cristal e tão somente respirar e apreciar a paisagem. Amei a cidade em que estive em Novembro de 2014, quando viajei seguindo muitas das dicas que você apresentou aqui no site sobre Madri. Só utilizei o transporte público pela noite, porque fiz todos os pontos turisticos a pé.
    Acrescentaria no seu texto a comida. Adorei a comida em Madri, e experimentei coisas super apetitosas. No bairro Chueca, fui a um restaurante que super indico o Mal de Amores. Comida superapetitosa, ambiente agradabilíssimo, recheado de belas frase poéticas e a decoração encantadora. Achei um pouco caro, mas acho que vale a pena.
    Uma outra dica é o Museu Reina Sofia, em que pela noite uma hora antes de fechar, a entrada é gratuita. Eu superamei não pagar. Simplesmente AMOREI rsrsrrs
    Acompanho sempre o blog e suas atualizações. parabéns pelo trabalho !!!!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Katia… que bacana seu comentário!!! Adorei a sua visão de Madrid e as dicas…. estou querendo muito ir lá de novo. Eu tinha me programado para visitar o Reina Sofia no segundo dia, até é essa a sugestão que eu deixo pro pessoal…. mas não sabia que rolava de entrar mais tarde sem pagar. Uma prática legal deles, pois também entrei no Museu del Prado sem pagar.

      Ainda vou ver uma sugestão de lugar pra comer, mas eu acabei comendo no hostel pois eles serviam uma Paeja deliciosa por um ou dois euros… juro, era muito barata e muito boa!! No Hostel Las Musas… Faz até fila e se chegar atrasado fica sem, pois todo mundo quer comer… hahaha

      Fico muito feliz em saber que você acompanha o blog, muito obrigado!!! 😉

      Responder
  2. Katia sandes

    Ah, esqueci de apresentar um detalhe. senti muita falta, especialmente na Espanha do uso da carteira estudantil para meia entrada em muitos espaços. Para ter direito à meia entrada era necessário ser estudante até os 25 anos de idade.
    Fui à Toledo e como a passagem de trem estava em 25 euros ( cada trecho) resolvi comprar uma tarde com guia e ônibus pelo hostel que fiquei e paguei 50 euros. Mas a guia nos fez correr todos os minutos as ruas de toledo para cumprir o horário dela. Se o custo benefício foi bom, o passeio nem tanto.
    Ah, mas posso fazer valer a passagem de 78 euros que comprei para sevilha, local que também amei, porém em menor proporção que madri. Comento sobre quando tiver o post por aqui…. Escrevo muito rrsrsrs

    Responder
    1. Robson Franzói

      Hahah.. muito obrigado por mais essas dicas Katia!!! Pode escrever o quanto quiser sempre!!! É muito bom para ajudar outros viajantes 😉

      Responder
  3. Dani

    Obrigada, Robson… to na briga com a planilha aqui… rsrsrsr… tentando encaixar os lugares e suas postagens tem me ajudado… eu e uma amiga iremos agora em agosto para a Europa… Portugal – Espanha – França – Itália – Alemanha – Inglaterra e Holanda. Sairemos do Rio e voltaremos de Amsterdam.

    Responder
  4. Michelle

    Oi, Robson! Vou passar 15 dias na Europa em Outubro e ainda não defini meu roteiro totalmente, só sei que desses dias ficarei uns 10 dias entre Paris e Itália. Onde você me indicaria dos lugares que mais você gostou? Estava pensando em Amsterdam, Londres, Frankfurt, Madri… estou perdida com tanta informação!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Michele, tudo bom? Ahhh que bacana, vai ser uma viagem muito legal hein? Bom, você tem que pensar bem nas cidades.. veja, Paris e Londres são cidades que pedem ao menos 5 dicas cada. Nisso você já consumiria 10 dias de viagem. Acho que Amsterdam seria uma boa opção pra você, pois não fica longe.. mais uns 3 dias em Amsterdam e você já tem 13 dias. Madrid ficaria muito longe nesse caso. Eu tentaria colocar algum lugar da Bélgica nesse caso – Bruxelas ou quem sabe Bruges.

      Espero ter ajudado.. qualquer coisa é só dar um gripo por aqui 😉

      Responder
  5. Jessica

    olá, boa noite
    Meu vôo tem escala em madri e tenho tempo livre de 6 horas até pegar o próximo avião.
    O que posso fazer nesse tempo livre?
    Da tempo de dá uma voltinha na cidade.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Jé, tudo bom? Olha.. eu acho que 6 horas vai ser um tempo bem corrido pra você sair do aeroporto. Não sei se vale a pena arriscar…… eu normalmente arrisco isso quanto tenho mais de 10 horas de conexão…. Qualquer dúvida me dá um grito por aqui 😉

      Responder
  6. adriana

    qual o hotel você me sugere já que vou a madrid com meus pais? bem localizado que dê para caminhar até os locais mais interessantes?

    obrigada

    Responder
  7. Lucimary

    Robson, parabéns pelo site, farei minha primeira viagem p/ Europa e as dúvidas são infinitas, e viajantes como vc da net estão me ajudando muito.
    Eu deixei 5 dias completos para Madri, sendo um Toledo, um Segoia. Mas queria roubar um para ficar mais dias na Holanda.
    Vc acha que 04 dias p/ uma primeira vez é suficiente?
    meu roteiro: dias completos sem considerar os translados
    5 dias Lisboa
    5 dias madri
    5 dias paris
    2 dias Holanda.
    o que vc acha? obrigada

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lu… olha, eu acho que se o seu ritmo for bom você vai conseguir dar conta de Madrid em 2 dias sim… Ai pode usar esse dia na Holanda… no mais o seu roteiro está ótimo 😉

      Qualquer dúvida é só dar um grito 😉

      Responder
  8. Cleusa

    Cai de gaiata no seu blog. Estive na Europa em 2010, costumo falar que vivi um sonho que não sonhei. Minha filha morava em Londres, cidade que recomendo a todo mundo conhecer, pra mim ir a Europa e não conhecer Londres, é um pecado, eu simplesmente, me apaixonei por Londres. Olha o nosso roteiro de viagem, Paris, Madrid, Lisboa ( Sintra e Cais Cais), Roma, Athenas, Berlim, Praga e voltamos pra Londres. Voltei quebrada financeiramente, mas não me arrependo nem por um segundo. Por isso recomendo pra Lucimary, roube um dia de Lisboa, Paris e Madrid e vá a Londres. Boa viagem e curtam muito a viagem.
    Acho que ficamos no mesmo Hostel que você em Madrid.

    Responder
  9. Hellen

    Olá! Adorei seu blog Robson, muito inspirador!
    Me dá um help… Nunca estive na Europa e em fevereiro de 2016 estarei em Madrid a trabalho e antes de voltar ao Brasil, terei 5 dias livres. Queria muito conhecer Paris (e seus principais pontos turísticos) e Madrid nesse período. Vc acha que vale a pena sair de Madrid e ir pra Paris e ficar apenas dois dias em cada cidades? Valeu!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Hellen, tudo bom? Que legal que chegou aqui no blog…. Então, puxa, eu acho que 2 dias é muuuuuuito pouco… melhor pegar todos esses dias para uma cidade só, assim você pode aproveitar de verdade.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito!!
      Grande abraço! 😉

      Responder
  10. Maricene

    Oi Robson, estou querendo ir para Paris, Madri, Barcelona e Lisboal por 15 dias,e estou adorando suas dicas, vc acha que e suficiente ( minha filha de 16 anos estara junto conosco rsrsrs). Outra duvida e como vc fez para ir de uma Pais para outro? trem? onibus?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mari, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então, acho que dá pra fazer a viagem sim…. vamos pesar assim: Paris 5 dias / Madrid 3 dias / Barcelona 3 dias / Lisboa 4 dias

      Não sei se você já está com as passagens compradas, mas uma sequencia boa seria: Lisboa > Madrid > Barcelona > Paris (ou o inverso).

      Entre Madrid e Barcelona dá pra fazer de trem… o trem da Renfe é ótimo. De Madrid para Lisboa ou tem que ser um trem noturno, viajando a noite toda.. ou avião. E Barcelona > Paris eu acho mais fácil avião, que foi o que fiz dessa vez.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  11. Rafaela

    Robson, tudo bem? Estou aqui navegando pelo seu blog. Estudei 2 anos em Madrid e adoro ver que alguém também se apaixonou por essa cidade incrível. Eu sou suspeita, desde que retornei ao Brasil, volto lá todo ano para renovar minhas energias e rever meus amigos e professores! É verdade que Barcelona é o máximo, mas Madrid é imbatível. Como dizem os madrileños “de Madrid al cielo” 😉 De fato dá para dar um bom rolé em dois dias e você conseguiu fazer um roteiro bem proveitoso mesmo! Mas é pouco! rsrsrs Você precisa voltar lá para, por exemplo, visitar o Mercado de San Miguel, tomar uma cerveja no final de um dia de verão nas “terrazas” de La Latina, comer um churros com chocolate na Chocolateria San Ginés (inaugurada em 1894), conhecer o Rastro (uma feira muito legal), ir no Santiago Bernabeu, Paseo de la Castellana, o por do sol no Templo de Debod… dentre outros. Super legais as suas dicas!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Rafa!!! Acabei de voltar de uma viagem pela Europa e passeio novamente por Madrid… consegui fazer várias coisas que você comentou aqui.. inclusive comi o churros da San Ginés… que são deliciosos!!! 😀

      Obrigado por compartilhar essas dicas aqui!!! Precisando de qualquer coisa é só me dar um grito!! Grande abraço!!

      Responder
  12. simone

    oooi, vou para lisboa em fevereiro farei conexão em madri nem eu e meu namorado falamos espanhol e ingles .. ai meu deus como será isso?

    ficaremos 7 dias em lisboa e 7 madri .. quais os pontos turisticos de cada um que não podemos deixar de visitar e as cidadizinhas, e tipo de lisboa a madri ir de comboio ou avião .. comprar essa passagem antes ou lá na hora .. andar na cidade de bonde, a pe , alugar bike .. qual transporte mais barato .. e onde o site para comprar passagem mais barato e confiavel .. saindo de GUARULHOS até lisboa , pesquisei é mais barato do que SP a madri

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Si, tudo bom? Então, vamos lá… muitas perguntas… Sobre a imigração, tente ir tranquila. O espanhol que falam em Madrid é tranquilo de entender…

      Sobre pontos turísticos, não vou conseguir falar tudo aqui… mas tem muitos posts no blog com dicas legais. Não deixe de visitar Sintra, em um bate-volta saindo de Lisboa. Eu também fiz um bate-volta para Porto, foi super legal, apesar de ser mais corrido.

      Saindo de Madrid um passeio imperdível é a cidade de Toledo, vale muito a pena visitar.

      Madrid você pode fazer praticamente tudo a pé…. Lisboa vai precisar de Metrô e bonde, para ir para lugares mais distantes.. como o Bairro Belém, por exemplo – mas vai depender também de onde você vai se hospedar…

      Se indo direto para Lisboa é mais barato, compre essa… vai dar na mesma pra você. Tanto faz começar por Madrid ou Lisboa nesse caso – só mudaria se você fosse seguir viagem para outros lugares, como Barcelona, por exemplo.

      A viagem de trem entre Lisboa e Madrid é feita em um trem noturno… Eu acho uma boa pois assim você não perde muito tempo em aeroporto.. despachar mala e tal. Mas, claro, não é a viagem mais confortável do mundo… mas é um experiência legal. Você sai a noite de Madrid e chega de manhã no centro de Lisboa (ou o contrário, tanto faz).

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  13. SIMONE

    Robson, top! Dica assim que chegar em lisboa compro algum pacote de tikets para transportes de trem ou bonde? Já compro no aeroporto? .. fiquei pesquisando e vi varias pessoas falando nele .. uns 10 né .. para 7 dias para 2 pessoas! – incluindo a ida e volta para sintra.
    e madri como é tudo a pé maioria .. compro so o trem para toledo né.

    Para comprar roupas, perfumes , relogio, onde mais barato madri ou lisboa e qual local .. ?? kkk
    Fevereiro é mt frio , ou razoavel .. e nao chove não né ..

    em Lisboa vou ficar perto do 600 m do Castelo de São Jorge e em madri 300 m da Praça Puerta del Sol ..
    e sobre desconto na booking tem algum codigo promocional .. pois vou reservar por lá ..

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Simone, tudo bom? Olha, quando eu cheguei lá eu não comprei não. Na verdade não usei muito transporte publico em Lisboa, apenas para ir do Centro para o Bairro Belém e também do centro para o Parque das Nações. Talvez compra um combo de 10 e dividir para duas pessoas seja uma vantagem.

      Olha, Fevereiro é mais friozinho…. depende do ano pode ser bem frio. Suas áreas de hospedagem estão ótimas, vai ficar super bem localizada!

      Não consigo desconto no Booking, mas é sistema que eu sempre uso. É confiável e mantém todas as reservas organizadas.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  14. Andrea

    Olá, Robson.

    Pela primeira vez vou fazer uma viagem totalmente independente de agência ou guias pré-contratados, escolhemos Madri para a nossa experiência e vamos ficar 9 dias. Como tenho uma pequena viajante de três anos, gostaria de ver se tem mais dicas legais, que agrade a todas as idades.
    Parabéns pelo site, ele é muito legal.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Andrea, tudo bom? Madrid é uma cidade linda e tenho certeza que vocês vão curtir. Madrid tem muita coisa gostosa para comer… tem churros, chocolate e vários cafés bem lindos.

      Não sei se é exatamente passeio para criança, heheh.. não tenho muita experiência nessa aéera. Ahh, Madrid tem parques lindos… o Parque del Retiro tem que entra no roteiro! Tem barquinhos e um lago bem lindo…

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  15. Mauro Dias

    Robson,

    Muito bom esse seu relato, além de Portugal também passarei pela Espanha, estou montando o roteiro com base nos relatos que leio nos blogs sobre viagens.

    Parabéns!

    Responder
  16. Douglas Jair Pires de Moraes

    Bom dia Robson!
    Minha esposa e eu, ficaremos 12 dias em Madri e, nesse período, estaremos fazendo bate e volta pra 5 cidades próximas a Madri, claro que Toledo será uma delas rsrsrs.
    Gostaria de saber, de você, se todo esse período será bem legal pra esse nosso passeio.
    Ainda em tempo, excelentes suas postagens sobre todos seus passeios.
    Um abraço,
    Douglas

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Douglas, tudo bom? Bom, você teria 7 dias em Madrid e 5 visitando outras cidades. Sete em Madrid é mais que bom… dá pra ver muuuita coisa e com calma. Agora 5 bate-volta, é meio cansativo… tenta intercalar alguns… pra não ficar muito puxado.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  17. Nathalia

    Robson!!!

    Adorei seu blog!!! Você ainda vai me ver muuuito por aqui, estou começando o planejamento de uma Eurotrip em Março/17.
    Meio atrasadinha, sei disso, mas vou correr!! ehhehe

    Ahhh, vi que ainda não foi pro Japão, né?
    Acabei de voltar de lá, fiz um mini mochilão lá e ameiiiiiii!! Fica a dica para suas próximas viagens! 🙂

    Responder
  18. Rafaela

    Oi Robson, tudo bem? Irei viajar em Março/2017 para a Europa e estou tentando fazer um roteiro, mas está difícil rsrs. Chegaria por Roma e voltaria por esse mesmo lugar. Só estou com medo de a viagem ficar muito corrida e não conseguir aproveitar de fato os lugares, sendo que vou ficar 15 dias…estou achando que vou perder muito tempo viajando de uma cidade para outra e de um país para outro, por causa dos translados. Será que devo diminuir algum país ou deixar de ir em alguma cidade? E um outro problema seria o preço dessas passagens, seja de trem ou de avião, encarecendo muito no preço final. Queria a sua ajuda, se possível, para dar uma luz! Obrigada.

    2 dias em Roma
    1 em Assis (próximo à Roma)
    1 dia em Florença
    2 dias em Milão
    2 dias em Paris
    2 dias em Barcelona
    2 dias em Madrid
    1 dia Toledo

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Rafa, tudo bem e você? Huuuummmmm.. olha, para ser o mais sincero possível com você, o melhor que você pode fazer é enxugar um pouco seu roteiro. Está realmente muito corrido.

      Eu vou listar aqui, das cidades que eu conheço, o tempo mínimo que ficaria em cada uma:

      Roma – 4
      Florença – 3
      Paris – 5
      Barcelona – 4
      Madrid – 3
      Toledo – 1

      Assim… os lugares que você listou entre Espanha, França e Itália não estão tão perto…. o que faria você perder algum tempo.

      Vamos pensar em deixar Espanha para outra viagem. Você colocaria:

      4 dias em Roma, 3 dias em Florença, 2 dias em Milão, 6 dias em Paris (contando 1 dia para Versailles). O seu roteiro dessa forma fica fechado.

      É apenas uma sugestão…. tenta pensar um pouco melhor…. 😉

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  19. vinicius rossi

    Fala garoto, tem uma pousada ou hotel SOL e Mar em Caraguatatuba, não sei se é dela, mas, vale a pena tentativa caso queira!

    Responder
  20. Silvana

    Olá … vou viajar em setembro sozinha. Devo ficar 5 dias e depois seguir para Ibiza. Pode me indicar o melhor bairro para ficar em Madri. Queria um lugar bem movimentado para não ficar com medo nem preguiça de sair sozinha à noite.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *