Os principais pontos turísticos de Cartagena, Colômbia

Confira nesse post quais são os principais pontos turísticos de Cartagena, os pontos de interesse para os viajantes e dicas para o colocar no roteiro.

Quando você começa a planejar e montar um roteiro pela cidade de Cartagena, pode ficar um pouco confuso com a quantidade de informações e atrações para conhecer.

Esse post vai ser um guia inicial para você ter como base na hora de organizar o seu roteiro. Vou comentar sobre as principais atrações da cidade e o quanto elas é interessantes para você incluir na sua lista lugares para conhecer.

Nós próximos posts eu também vou passar algumas sugestões de roteiro e como otimizar o seu tempo na cidade, então fica tranquilo que ainda vai ter muito conteúdo de Cartagena pela frente.

Os principais pontos turísticos de Cartagena

Vou listar os principais pontos turísticos separados por categorias, mas não em uma sequencia de importância ou de visita – a ideia é apresentar os principais pontos da cidade pra você. Nos próximos posts eu vou te ajudar com o roteiro e com a ordem ideal para visitar cada lugar.

Os principais pontos de interesse de Cartagena

Muralha de Cartagena das Índias

Não dá pra falar dos pontos principais de Cartagena sem falar na grande muralha que contorna a cidade antiga.

Muralha Cartagena, Colômbia

São 11km de muralha que você pode caminhar e admirar a cidade por um ângulo diferente. Em alguns pontos a muralha é cortada, então você precisa continuar pela cidade e depois subir novamente para continuar o passeio.

Torre do Relógio

A Torre do Relógio é um dos principais cartões postais de Cartagena e está localizada no principal portão de acesso da cidade murada. É um ótimo ponto de partida para começar o seu roteiro.

Portão do Relógio, Cartagena

O relógio original veio dos Estados Unidos e foi instalado em 1874. Por lá ele permaneceu por 63 anos, quando foi substituído pelo relógio atual, que veio da Suíça.

Baluarte de Santo Domingo

Outro ponto de destaque na muralha de Cartagena. Foi nesse local que a grande muralha começou a ser construída.

Baluarte de Santo Domingo, Cartagena

Ali você encontra o popular Café del Mar, onde os viajantes disputam espaço para ver o pôr do sol no mar do caribe. Se a sua ideia é ver o pôr do sol ali, chegue cedo – as mesas no final do dia estão sempre lotadas.

Palácio da Inquisição

O Palácio da Inquisição é um dos principais prédios de Cartagena, construído no período colonial da cidade.

Localizado no coração da cidade murada, ele hoje abria o Museu da Inquisição, o Museu Histórico de Cartagena e também o Arquivo Histórico da Cidade.

Las Bóvedas

Se você está procurando um local para comprar presentes em Cartagena, Las Bóvedas deve fazer parte do seu roteiro.

Las Bóvedas Cartagena

O local, construído no final do século XVIII, já foi depósito de armamentos e até celas de prisioneiros. Hoje é como uma feira que vende produtos locais e artesanatos.

Portal de los Dulces

Falando em compras, se você gosta de descobrir os destinos pelos sabores, esse local deve ser parada obrigatória no seu roteiro. No Portal de los Dulces você vai encontrar comerciantes locais vendendo mil e um tipos de doces típicos da região.

Portal de los Dulces, Cartagena

Eu sou suspeito pra falar, pois amo coco e as opção de cocadas são infinitas: tem cocada de maracujá, abacaxi, doce de leite, chocolate e muitas outras. Você também encontra vários outros doces por aqui, então vale a pena incluir no roteiro!

Castelo de San Filipe de Barajas

Outro ponto muito importante da cidade de Cartagena, o Castelo de San Felipe de Barajas é a fortificação que por muito tempo protegeu a cidade.

Castelo de San Filipe de Barajas, Cartagena

Construído entre 1536 e 1657, a fortaleza foi construída pelos espanhóis. Lá você vai ter uma vista diferenciada da cidade e vai percorrer labirintos e túneis construídos estrategicamente para a defesa do local.

Tente fazer a visita de manhã, pois no meio dia o sol é muito forte e no final da tarde o local fica super movimentado.

Convento Santa Cruz de La Popa

Localizado no ponto mais alto de Cartagena, esse convento é um dos pontos imperdíveis na cidade – a vista lá do alto é de tirar o fôlego.

Convento Santa Cruz de La Popa, Cartagena

 

Construído em 1607, o local tem arquitetura colonial e tem exibição de peças religiosas. O claustro e a vista são os grandes destaques da visita – ainda vou contar mais sobre o passeio

Teatro Heredia

Um dos principais prédios de Cartagena, o Teatro Heredia está localizado no centro histórico da cidade.

Teatro Heredia Adolfo Mejía, em Cartagena

É possível fazer um passeio guiado pelo teatro e conhecer mais detalhes da sua história e construção.

 Veja aqui como é a visita guiada ao Teatro Heredia

A principais praças de Cartagena

Praça de San Pedro Claver

Uma das principais praças de Cartagena, a Plaza San Pedro Claver recebe o mesmo nome da Igreja que se destaca no local – é um ponto que você certamente vai visitar.

Praça de San Pedro Claver, Cartagena

Na praça você vai encontrar uma escultura de San Pedro Claver, feita pelo artista Enrique Grau, e também alguns esculturas feitas de sucata, feitas por Edgardo Carmona.

Ao redor da praça você encontra cafés, restaurantes, bares e várias lojas – é um ponto bem movimentado de Cartagena.

Praça Santo Domingo

Outra praça importante e muito movimentada em Cartagena. Na Praça Santo Domingo você vai encontrar muitos restaurantes com mesas ao redor da praça, lojas e também a igreja que dá nome ao local.

Praça Santo Domingo, Cartagena

É nessa praça que fica a famosa Gorda Gertrudes, uma escultura de bronze feita pelo artista Fernando Botero.

Parque Bolívar

Outra praça importante, localizada também no centro histórico de Cartagena. Ao redor da praça você encontra diversos pontos de interesse importantes, como o Museu da Inquisição, o Museu do Ouro, o Museu da Esmeralda e a Biblioteca de Cartagena.

Parque Bolívar, Cartagena

No final do dia sempre acontece uma apresentação de dança típica no centro da praça. Você certamente vai passar por ali em algum momento e vale a pena parar um pouco para admirar a região.

As principais igrejas de Cartagena

Dentre as principais atrações de Cartagena, temos as igrejas da cidade.

Igreja e Monastério de San Pedro Claver

Localizado na praça de mesmo nome, esse complexo foi construído no século XVII e abriga uma igreja e um monastério.

Igreja e Monastério de San Pedro Claver, Cartagena

A visita ao monastério é paga, mas não muito cara. Vale a pena fazer a visita para conhecer o claustro da igreja, que é lindo! Existe algumas exibições religiosas e um passeio guiado para quem tem interesse.

Igreja de Santo Domingo

Construída no final do século XVI, essa é a igreja mais antiga de Cartagena. A visita não é cobrada, porém a igreja só abre as portas nos horários das celebrações.

Em frente a igreja você encontra a praça de mesmo nome e a famosa escultura da Gorda Gertrudes, que comentei um pouco antes.

Igreja da Santíssima Trindade

Construída no século XVII, essa igreja fica no bairro Getsemaní, dentro da cidade murada de Cartagena.

Igreja da Santíssima Trindade, Getsemaní - Cartagena

Apesar da importância histórica da igreja, hoje ela está fechada e pode apenas ser vista de fora. Em frente fica a praça de mesmo nome, onde se deu início a revolução que resultou na independência da cidade.

Catedral Metropolitana de Cartagena

Por fim um dos templos mais importantes de Cartagena, a Catedral ou a também chamada Basílica Menor Santa Catalina de Alejandría – visível de vários pontos da cidade.

Cartagena das Índias, Colômbia - Um Viajante

Atualmente a Catedral está passando por uma reforma e as visitas foram interrompidas. Anteriormente era possível visitar o interior durante o horário das celebrações ou em outros momentos pagando um ingresso.

Os principais museus de Cartagena

Dentre as principais atrações de Cartagena, também temos os museus:

Museu do Ouro Zenú, Museu da Esmeralda, Museu Naval do Caribe, Museu da Inquisição e Museu do Chocolate.

Museu do Ouro Zenú, Cartagena

Se você quiser saber mais detalhes sobre os museus, dá uma olhada no post especial que eu preparei sobre eles.

Veja aqui quais museus visitar em Cartagena

Os principais bairros de Cartagena

Cartagena é muito maior do que imaginamos e vai além do que normalmente visitamos. Falando da cidade para quem vai apenas visitá-la, nós podemos dividir a cidade em duas partes principais: a Cartagena Antiga e a Cartagena Moderna.

Cartagena Antiga: a cidade amuralhada

Quando falamos em Cartagena Antiga, estamos falando na cidade amuralhada, ou cidade murada.

Cartagena, cidade amuralhada - Colômbia

Nessa região fica o centro histórico de Cartagena e os pequenos bairros: San Diego, Matuna e Getsemaní.

Conheça aqui um pouco mais sobre a Cidade Amuralhada de Cartagena

Conheça aqui o lindo e boêmio barrido Getsemaní.

Cartagena Moderna: o lado novo da cidade

No lado moderno da cidade temos os bairros: Bocagrande, Cartillogrande e El Laguito.

Cartagena Moderna, Castillogrande

Não é a região que eu recomendo você ficar! No máximo uma visita rápida e já é o suficiente. Em breve farei um post com mais detalhes da minha experiência nessa região.

As melhores Cafeterias de Cartagena

Como você deve saber, a Colômbia é reconhecida mundialmente pela qualidade dos seus grãos de café.

Época Café, Cartagena - Colômbia

Você pode então aproveitar sua viagem para descobrir os diferentes sabores que essa bebida pode ter.

Veja aqui as minhas 5 cafeterias favoritas em Cartagena

Mapa com as principais atrações de Cartagena

Para você se localizar de forma mais fácil, eu montei um mapa com todos os pontos de interesse listados nesse post – inclusive os museus e cafés. O mapa está organizado em camadas, o que torna a visualização mais prática.

Não pense que aqui tem absolutamente tudo que você pode conhecer em Cartagena. A cidade é cheia de cantinhos para serem descobertos, pequenas galerias, lojas, restaurantes e muito mais. Também tem as praias e ilhas da região, enfim, muita coisa ainda para compartilhar.

Navegando pelo blog você pode descobrir junto comigo vários lugares legais para visitar em Cartagena.

Veja aqui todos os posts já publicados sobre Cartagena

Hotéis em Cartagena

Se você ainda está procurando hotéis na cidade, eu recomendo o link do Booking a seguir:

Veja aqui as melhores opções de hotéis em Cartagena.

Booking é parceiro do blog desde que entrei nessa vida de viajante. Confio e utilizo o sistema em todas as minhas viagens. Sempre que puder, faça sua reserva através dos links aqui do blog – você vai me ajudar e não vai gastar nada a mais com isso

Se tiver qualquer dúvida ou sugestão do que fazer em Cartagena, fique a vontade para comentar aqui no blog. Com a sua ajuda o conteúdo pode ser ainda mais rico e ajudar muitos viajantes. Besos, abrazos y hasta luego!

Vista SBAFaça sua reserva com o Booking!

About The Author

Robson Franzói é um curitibano de 27 anos, formado em design e obcecado por descobrir coisas novas. Em 2012 decidiu correr atrás dos seus sonhos e no seu primeiro mochilão descobriu sua grande paixão: viajar! Amante também da fotografia, o garoto criou esse blog para compartilhar suas histórias, aventuras e clicks pelo mundo. Suas fotos já estão ficando conhecidas, aproveite e acompanhe o Instragram @blogumviajante

Related posts

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *