Clima no Chile: qual a melhor época para viajar em cada região

Planejando um roteiro de viagem para o Chile? Veja aqui como é o clima nas principais regiões do país, as temperaturas e qual a melhor época para viajar.

O Chile se tornou um dos destinos favoritos para os brasileiros que planejam um roteiro pela América do Sul. Repleto de belezas naturais e contrastes que mudam o cenário de norte a sul, o Chile tem opções incríveis para todos os tipos de viajantes.

Clima no Chile: qual a melhor época para viajar em cada região

Para ajudar, além de não ser muito distante, é fácil encontrar voos relativamente baratos do Brasil para o Chile – e assim, o país tem se destacado cada vez mais entre as opções preferidas dos brasileiros.

Se você está começando a planejar sua viagem, é importante entender como é o clima no Chile e o que você vai encontrar na época da sua viagem.

Como é o clima no Chile e o que saber antes de viajar

Depois de já ter visitado o Chile muitas vezes, me sinto confortável em ajudar quem está planejando a primeira viagem para esse destino.

Para falar do clima, é muito importante entender que o Chile é um país grande e com lugares extremos: como o Deserto do Atacama, no norte, e a Patagônia Chilena, no sul.

Deserto do Atamca, Chile
Deserto do Atamca, Chile

Nessas regiões, o clima e as temperaturas podem ser brutais em algumas estações do ano, por isso, a minha ideia com esse post é falar, de forma clara e objetiva, sobre o clima nos principais destinos do Chile assim você vai saber exatamente o que esperar na sua viagem.

Clima no Chile: qual a melhor época para viajar

Se você ainda não tem a data da viagem definida, esse post é um bom ponto de partida para escolher a melhor época para o seu roteiro.

Antes de qualquer coisa, o que você precisa ter em mente é que as condições climáticas podem interferir muito na experiência da sua viagem ao Chile. Por isso você precisa saber quais lugares pretende colocar no roteiro e também, mais importante ainda, o que espera encontrar nessa viagem.

Lagunas Altiplânicas, Deserto do Atacama - Norte do Chile

Para ficar mais claro, vou comentar sobre o clima em cada região e depois, no final do post, farei um resumo para ajudar a definir o seu roteiro da melhor forma possível.

Se preferir, vá direto para a informação que vai ajudar na sua viagem:


Clima e temperaturas em Santiago

A cidade de Santiago do Chile é a principal porta de entrada para quem vai conhecer o país. Mesmo que seu destino final seja outra região, é provável que Santiago esteja no seu caminho.

Cerro San Cristóbal - Vista para Santiago
Cerro San Cristóbal – Vista para Santiago do Chile

Por conta disso, muitos viajantes decidem dedicar alguns dias do roteiro para conhecer a capital chilena. Eu acho essa alternativa muito válida, já que Santiago é uma cidade deliciosa e com muitas coisas para fazer.

Veja aqui as atrações imperdíveis para o seu roteiro de Santiago

Em Santiago, as estações do ano costumam ser bem definidas: invernos com dias bem frios e verão com dias quentes. Para você ter uma ideia melhor das temperaturas, veja como é a variação das máximas e mínimas ao longo do ano na cidade de Santiago:

De meados de outubro até abril, as temperaturas em Santiago costumam ser altas – com a sensação térmica acima dos 30ºC. Dezembro e janeiro são os meses com os dias mais quentes do ano – durante a noite, as temperaturas ficam mais fresquinhas.

De maio a setembro, os termômetros já baixam e os dias frios predominam na cidade de Santiago e arredores. Entre junho e setembro, as máximas dificilmente passam de 15ºC e as mínimas podem ser negativas – especialmente nas madrugadas.

Apesar de temperaturas baixas no inverno, não espere encontrar neve na cidade de Santiago, mas sim, nos arredores e pontos altos.

Mudanças climáticas: obviamente, você deve estar de olho nas notícias sobre as mudanças climáticas. A região de Santiago não fica de fora das estatísticas e o inverno por lá pode ser imprevisível.

Visitei Santiago no final de julho, período que deveria ser um dos mais frios do ano, e as estações de esqui estavam sem neve – peguei dias com a temperatura beirando os 30ºC. Já em setembro, início da primavera, nevou mais do que o esperado. Infelizmente é o aquecimento global mexendo com as estações do ano ao redor do mundo.

Quando viajar para Santiago: qual a melhor época

Como você pôde ver, Santiago é uma cidade que pode ser visitada em qualquer época e mês do ano. O que você precisa decidir é qual a experiência deseja ter na viagem.

Se sua ideia for ver neve no Chile, viajar entre junho e setembro pode ser a melhor alternativa – caso tenha flexibilidade de datas, agosto seria uma ótima pedida.

Neve em Cajon del Maipo, Chile
Neve em Cajon del Maipo, Chile

Julho é mês de férias e as estações de esqui tendem a estar bem cheias – se a neve ajudar. Por isso, recomendo agosto para quem quer tentar ver neve.

Se a sua ideia não é ver neve, recomendo os meses intermediários para visitar a cidade de Santiago: de março a maio e de setembro a novembro.

Esses meses marcam as estações mais amenas: outono e primavera, que, para mim, são as melhores opções assim você não pega nem o frio extremo do inverno e nem os dias muito quentes do verão.


Clima e temperaturas no Deserto do Atacama

Se o seu roteiro de viagem pelo Chile incluir o Deserto do Atacama, no norte do país, as condições climáticas já mudam em relação à cidade de Santiago.

Clima e temperaturas no Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama está localizado na região mais árida do Chile e também em um ponto onde as temperaturas são mais extremas ao longo do ano.

Apesar desse gráfico não parecer tão impressionante, é importante saber que ele mostra as temperaturas médias no povoado de San Pedro de Atacama a cidade base para explorar o deserto.

Muitos passeios no Atacama levam para grandes altitudes, como as Lagunas Altiplânicas e a também as Lagunas Andinas. Nesses passeios mais altos, as temperaturas são muito mais extremas.

Junho - Junho - Agosto | Deserto do Atacama, Chile - Clima, temperaturas e dicas
Neve no Deserto do Atacama, Chile

É importante considerar que, além da altitude, os ventos fazem a sensação térmica ser ainda mais baixa – é importante estar preparado para enfrentar o frio do deserto.

Entre os meses de junho e agosto, as temperaturas no Atacama são muito baixas – com passeios que começam antes do nascer do sol, como os Geysers El Tatio, chegando a marcar -20ºC no termômetro.

Já nos meses mais quentes, entre novembro e fevereiro, os dias têm temperaturas mais altas e as noites são mais frescas.

Quando viajar para o Atacama: qual a melhor época

O Deserto do Atacama é um destino que pode ser visitado em praticamente todos os meses do ano. Minha única ressalva é em relação ao mês de janeiro, quando existe uma possibilidade de chuva – não é comum, mas pode acontecer.

Valle de La Luna, Deserto do Atacama - Chile
Valle de La Luna, Deserto do Atacama

Quando chove no deserto, muitos passeios tem a possibilidade de serem cancelados e a sua experiência na viagem pode não ser boa – por isso, escolher uma agência de confiança para fazer os passeios é extremamente importante.

Veja aqui a agência que recomendo no Atacama

Para conhecer o Atacama, a minha sugestão também são os meses intermediários: entre março e maio e também entre agosto e novembro, em que as temperaturas não chegam a ser tão extremas.

Já fui algumas vezes para o Atacama no inverno, tanto em junho quanto em julho, e também em agosto. São os meses mais extremos, com temperaturas muito baixas, mas que é possível encarar – basta usar as roupas adequadas.

Clima no Atacama - inverno no Chile

Vou deixar aqui alguns links que podem ajudar na sua viagem:

Deserto do Atacama em junho, julho e agosto

Deserto do Atacama em setembro, outubro e novembro

Como fazer a mala para o deserto do Atacama


Clima e temperaturas na Patagônia Chilena

Depois de falar sobre o norte, vamos falar sobre o clima no sul do Chile: a Patagônia Chilena, outra região linda e com clima extremo no país.

Clima e temperaturas na Patagônia Chilena
Torres del Paine – Patagônia Chilena

Aqui, o clima também pode fazer uma grande diferença na sua viagem, já que faz muito frio e a neve pode ser um problema em alguns passeios.

Antes de falar sobre os meses e as estações do ano na Patagônia Chilena, vamos ver como são as máximas e mínimas no sul do Chile:

Como já comentei, o Chile é um país muito grande e até suas regiões são muito extensas – como é o caso da Patagônia. Para mostrar variações de temperatura, utilizei um gráfico com os dados de Puerto Natalesque fica mais ao sul da Patagônia e é um dos principais acessos para conhecer a região.

O que você precisa saber é que o clima na Patagônia muda de uma hora para outra: um dia que começa com céu azul e totalmente limpo, pode virar em poucos minutos e trazer chuva, neve e muito frio.

Entre os meses de abril e outubro, as temperaturas começam a despencar na Patagônia e se torna um período mais difícil de explorar a região.

Quando viajar para a Patagônia Chilena: qual a melhor época

Posso dizer que a Patagônia foi um dos lugares mais lindos e impressionantes que já tive o prazer de conhecer no Chile. É um destino voltado para natureza, com muitas trilhas, caminhadas e atividades ao ar livre.

Torres del Paine, Patagônia Chilena

O período mais indicado para viajar para a Patagônia é no verão, que também é a alta temporada. Apesar de não costumar indicar as altas temporadas como boas opções de escolha para viajar, no caso da Patagônia não tem jeito.

Mesmo que viaje para a Patagônia no verão, que é o período mais indicado, você ainda vai encontrar baixas temperaturas e pode ter muitas variações durante o dia.

Porém, se viajar no inverno, pode encontrar muitas trilhas e passeios interditados por conta da neve. Caso a sua ideia seja visitar estações de esqui e fazer atividades ao ar livre, aí sim os outros meses podem ser uma boa opção.

Veja aqui um post detalhado sobre quando ir para a Patagônia


Clima e temperaturas na Ilha de Páscoa

E para fechar essa lista, depois de falar do norte ao sul do Chile, não posso deixar de comentar sobre a Ilha de Páscoauma região que tive o prazer de conhecer no Chile recentemente.

Clima e temperaturas na Ilha de Páscoa

A Ilha de Páscoa, um dos destinos habitados mais isolados do mundo, está localizada no Oceano Pacífico – a mais de 3.700 km da costa da América do Sul. Seo para você ter uma ideia, para chegar na Ilha de Páscoa é necessário pegar um voo com mais de 5 horas de duração, saindo de Santiago.

A boa notícia é que o clima na Ilha de Páscoa é muito bom e você pode visitar o destino em praticamente todos os meses do ano, veja a variação de temperatura:

Como você pode ver no gráfico, as temperaturas não têm uma grande variação ao longo do ano – como acontece nos demais destinos do Chile.

A única questão para se atentar na Ilha de Páscoa são os meses mais chuvosos do ano, entre abril e maionão que possa prejudicar a viagem, mas é interessante saber da possibilidade de dias chuvosos.

Quando viajar para a Ilha de Páscoa: qual a melhor época

Se quiser viajar no melhor período para a Ilha de Páscoa, minha sugestão é programar a viagem entre os meses de agosto a março, quando ocorre menos incidência de chuva – os meses mais secos do ano são entre outubro e fevereiro.

Clima e temperaturas na Ilha de Páscoa

*Em breve vou compartilhar muitas dicas da Ilha de Páscoa aqui no blog.


Clima no Chile: qual a melhor época para viajar

Agora que já detalhei, de uma forma geral, como é o clima e as temperaturas nas principais regiões do país, vou resumir aqui a melhor época para viajar para o Chilecom base em algumas experiências de viagem.

Melhor época para ver neve no Chile

Se você vai viajar para Santiago e quer ter a oportunidade de ver neve, as melhores chances são entre os meses de junho e setembro.

Valle Nevado Chile- Um Viajante
Valle Nevado, estação de esqui perto de Santiago

Lembrando que nenhuma data é garantido, já que as mudanças climáticas estão aí! O mês de agosto, na minha opinião, é uma boa pedida para sua viagem.


Melhor época para viajar para Santiago do Chile

Se a neve não for a sua prioridade, considere viajar para Santiago no outono ou na primavera: você vai fugir da alta temporada e pegar dias lindos na cidade.

Parque Bicentenario Santiago do Chile

Minha sugestão é para você viajar para Santiago entre os meses de março/abril/maio e também setembro/outubro/novembro. Se possível, evite viajar nos feriados.


Melhor época para visitar vinícolas no Chile

Caso você seja apaixonado por vinhos e tenha os planos de visitar algumas vinícolas no Chile, saiba que esse é um passeio que pode ser feito em todos os meses do ano.

Passeio saindo de Santiago: Vinícola Matetic
Melhor época para visitar vinícolas no Chile

Eu, particularmente, acho que cada estação deixa os vinhedos com uma beleza diferente – desde a aparência avermelhada, no outono, aos vinhedos secos, no inverno.

Mas sei que muitos querem ver os vinhedos verdinhos e carregados de uva, para isso, a melhor época de viajar é no verão entre os meses de dezembro e março. Se quiser aproveitar para acompanhar a época da colheita das uvas, o ideal é programar sua viagem para os meses de março ou abril.

Veja aqui uma sugestão de agência para fazer passeios saindo de Santiago.


Melhor época para visitar o Deserto do Atacama

De todos os meses do ano, eu só evitaria visitar o Deserto do Atacama em janeiro. Todos os outros vão trazer ótimas experiências no norte do Chile.

Clima e temperatura em outubro no Atacama

Se não quiser dias muito frios, priorize também os meses intermediários: março/abril/maio e também setembro/outubro/novembro. Evite viajar nos feriados, se a sua agenda permitir.


Melhor época para visitar a Patagônia Chilena

Para quem quer fazer trilhas, caminhadas e atividades ao ar livre, a melhor época para visitar a Patagônia Chilena é no verão. Recomendo viajar entre os meses de novembro até o início de abril.

Parque Nacional Torres del Paine, Patagônia Chilena

Se você estiver focado em atividades na neve, pode sim considerar os outros meses do ano – lembrando que o clima na Patagônia é extremo e a sensação térmica pode ser muito mais baixa do que as médias apresentadas.


Melhor época para visitar a Ilha de Páscoa

Particularmente, não acho que as condições climáticas gerais da Ilha de Páscoa devam ser uma preocupação para você. Mesmo nos meses mais chuvosos, ainda é possível visitar a ilha – o clima lá muda muito rápido e você sempre tem boas chances de encontrar períodos de céu limpo na ilha.

Melhor época para visitar a Ilha de Páscoa

Se preferir evitar ao máximo a chuva, tente viajar nos meses mais secos do ano: entre outubro e fevereiro.


Mais dicas do Chile

Caso você seja novo no blog, quero reforçar que aqui você encontra muitos posts com dicas e informações que podem ajudar e muito na sua viagem para o Chile. Vou deixar mais alguns links para você explorar:

Veja como se locomover em Santiago

Como comprar passagens baratas para o Atacama

Como contratar o Seguro Viagem para o Chile com desconto

Confira todos os posts sobre o Chile e também sobre o Deserto do Atacama.

Espero que esse post ajude no seu planejamento de viagem para o Chile. Se tiver qualquer dúvida sobre o melhor mês para sua viagem ou sobre o clima no Chile, fique à vontade para comentar aqui no post. Valeuuu!

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *