fbpx

Roteiro de 4, 5 ou 6 dias em Bonito

Planejando uma viagem para Bonito? Veja aqui uma sugestão de roteiro de 4, 5 ou 6 dias completos na cidade. O que fazer, quais passeios contratar e dicas para organizar sua viagem.

Bonito é, sem dúvidas, um dos destinos mais lindos e incríveis do Brasil. Localizado no Mato Grosso do Sul, a 223 km de Campo Grande, Bonito tem tudo para te surpreender e conquistar.

Confesso que não esperava encontrar um lugar tão organizado e preparado no que se diz respeito ao ecoturismo fiquei realmente admirado e feliz com o que descobri.

Flutuação no Rio Sucuri, em Bonito

Imagina um lugar extremamente limpo e consciente em relação ao meio ambiente… assim é Bonito! Você vai se surpreender com as cachoeiras, os rios e a água mais cristalina que talvez vá encontrar no mundo.

Nesse post, quero ajudar quem está planejando uma viagem para Bonito e quer definir um roteiro de 4, 5 ou 6 dias completos na região.

Roteiro de 4, 5 e 6 dias em Bonito

Bom, a primeira coisa que você precisa lembrar é que existe um tempo de deslocamento de Campo Grande, onde fica o principal aeroporto, até a cidade de Bonito.

Hoje existem voos que chegam no aeroporto de Bonito, porém nem sempre possuem preços atrativos – já que apenas uma companhia aérea faz esse voo. Mais pra frente vou escrever um post com dicas de como chegar em Bonito.

Eu quis ressaltar isso porque nesses roteiros vou considerar os dias completos que você vai ter em Bonito – fora o dia da chegada e o da partida.

Sendo assim, é importante considerar que: no roteiro de 4 dias, você vai precisar de um total de 6 dias de viagem. Para o roteiro de 5, será um total de 7 dias e, finalmente, para o roteiro de 6 dias, um total de 8 dias de viagem.

Eu preferi organizar dessa forma para ficar mais fácil de você entender a logística do roteiro. Agora vamos ao que interessa: as primeiras dicas para você planejar sua viagem para Bonito.

Viagem para Bonito: importante saber antes da viagem

Um ponto bem importante que você precisa saber ao montar seu roteiro em Bonito é que nem todos os passeios são próximos da cidade. Muitas vezes você vai precisar pegar a estrada e andar alguns bons quilômetros até o atrativo.

Estrada em Bonito, MS
Saindo da Flutuação do Rio Sucuri, Bonito MS

Aqui eu já aproveito para ressaltar outro ponto importante para quem está começando a planejar a viagem: todos os passeios de Bonitos precisam, obrigatoriamente, serem fechados com uma agência.

Tudo lá é extremamente controlado para que não exista excesso de pessoas nos lugares e que isso acabe prejudicando o meio ambiente. Algo muito interessante é que o preço de todos os passeios é tabelado, ou seja, você não vai encontrar variações de preços entre as agências.

Por conta disso, eu acho mais fácil você sair de casa com tudo organizado e reservado, assim não vai gastar tempo fazendo lá, o que já poderia ter feito em casa. Nem sempre temos muitos dias de folga para viajar, por isso aproveitar seu tempo com passeios é a melhor escolha que você faz!

Meu pacote de passeios foi todo fechado com uma mesma agência, a Venturas Viagens. Assim, quando cheguei lá, tudo estava organizado: reservas, horários… tudo certinho.

No final do post eu vou falar um pouco mais sobre a Venturas e como você pode ter boas opções para fechar um pacote com eles.

Viagem para Bonito: roteiro e quais passeios fazer

Vamos falar então do que interessa aqui: o roteiro de viagem para Bonito! Eu passei 6 dias completos lá, ou seja, precisei de 8 dias contando com a ida e a volta. Aqui vou te passar como foi cada dia da minha viagem mas, como sua base será fixa na cidade de Bonito, você pode ajustar e alternar os dias conforme achar melhor – ou também, de acordo com a disponibilidade dos passeios.

Em alta temporada e feriados, por exemplo, o movimento em Bonito é grande e muitos passeios acabam esgotando. Por isso, eu volto a ressaltar a importância de fechar tudo com antecedência.

Bonito: 1º dia de viagem
Gruta do Lago Azul, Gruta de São Miguel e Passeio de Bote no Rio Formoso

Para o primeiro dia de viagem você consegue programar esses 3 passeios: dois na parte da manhã e um na parte da tarde! Se quiser realmente aproveitar a viagem, vai ter que cair da cama cedinho em quase todos os dias.

Minha sugestão é que você comece o dia visitando a Gruta do Lago Azul, que é um dos lugares mais famosos de Bonito. Uma caverna incrível com um lago de água azul absurdamente lindo! Tente agendar esse passeio para umas 8h30 da manhã, mais ou menos.

Gruta Lago Azul, Bonito - MS

Pertinho dali já fica a Gruta de São Miguel, que pode ser seu próximo passeio. Nele, você vai visitar uma gruta gigante e ter um contato legal com a natureza. Pode agendar esse para às 10h da manhã, dá tempo suficiente para você chegar lá.

Gruta São Miguel, em Bonito

A visita vai terminar um pouco antes do almoço. Minha sugestão é voltar e almoçar no centrinho de Bonito. Nesse dia eu almocei no Tapera Restaurante e super recomendo – pedi um peixe com queijo, maravilhoso!

Para a tarde desse dia você pode programar o Passeio de Bote pelo Rio Formoso, que é uma delícia, refrescante e perfeito para deixar a viagem com clima de aventura. Eu agendei esse passeio para às 15h foi o tempo de almoçar e chegar lá bem tranquilo.

O Eco Park Porto da Ilha, em Bonito

A noite do primeiro dia pode ser uma boa oportunidade para passear pelo centrinho e ver como é gostoso o clima da cidade.

Resumo do dia:

Gruta do Lago Azul | 8h30 | Sair do hotel às 7h30 | Veja o relato do passeio
Gruta de São Miguel | 10h | Sair direto do passeio anterior | Veja o relato do passeio
Passeio de Bote no Formoso | 15h | Sair para o passeio às 14h | Veja o relato do passeio


Bonito: 2º dia de viagem
Flutuação no Rio Sucuri e visita na Estância Mimosa

O segundo dia de passeios em Bonito será de contato ainda mais intenso com a natureza. Nesse dia seu roteiro poderá ter esses dois passeios: um na parte da manhã e outro na parte da tarde, já incluindo o almoço.

Mais uma vez o dia vai começar bem cedinho! Tente agendar sua Flutuação no Rio Sucuri para às 8h30 da manhã. As flutuações são algumas das principais atividades que você deve incluir no seu roteiro – e essa vale muito a pena!

 

Flutuação no Rio Sucuri, em Bonito

De lá você vai sair direto para o próximo passeio, que é a visita na Estância Mimosa. Eu simplesmente amei esse atrativo! Você vai chegar lá bem no horário do almoço e vai ter uma deliciosa comida caseira à sua espera – não deixe de provar o maravilhoso doce de leite! Sério, uma delícia!

Estância Mimosa, Passeio em Bonito - MS

Você vai passar todo o seu restante de dia nessa fazenda, com trilhas e banhos de cachoeiras.

À noite, se restar forças, pode sair para jantar em um dos restaurantes de Bonito. Eu recomendo muito a Casa do João, o meu favorito na cidade – voltei lá 3 vezes e não tenho vergonha de falar.

Resumo do dia:

Flutuação no Rio Sucuri | 8h30 | Sair do hotel às 7h30 | Veja o relato do passeio
Estância Mimosa | 12h00 | Ir direto do passeio anterior | Veja o relato completo


Bonito: 3º dia de viagem
Flutuação no Rio da Prata e Buraco das Araras

Esse dia vai reservar duas atrações que ficam no município de Jardim, a cerca de 50 km de Bonito. Vai ser então um bate-volta.

A Flutuação no Rio da Prata é uma das mais famosas para quem vai fazer essa atividade – eu recomendo muito que você inclua no seu roteiro. Tente agendar a flutuação para às 9h da manhã, já que é um pouco longe. Você vai precisar sair do hotel por volta das 7h30, isso se não tiver algum imprevisto na estrada – no post sobre esse passeio eu comentei mais sobre isso.

Flutuação do Rio da Prata | Bonito MS
Foto do acervo do Rio da Prata, com a água cristalina.

Lá meio no atrativo rola um almoço e eu super recomendo! Mais uma vez aquela comidinha caseira de fazenda que não tem como não amar!

De lá você vai visitar outro atrativo que fica na região de Jardim, que é o Buraco das Araras. Um lugar que chama a atenção pelo visual e, principalmente, pelos seus moradores: as lindas araras. Pode tentar agendar esse passeio para o comecinho da tarde, entre 14h e 15h.

Buraco das Araras, Jardim - Bonito MS

De lá você volta pra Bonito para descansar e passear pela cidade. Pode ser um dia bom também para você agendar seu teste no Abismo – caso vá fazer o passeio!

Resumo do dia:

Flutuação no Rio da Prata | 9h | Sair do hotel às 7h30 | Veja o relato completo
Buraco das Araras | 15h | Sair direto do passeio anteriorVeja o relato completo


Bonito: 4º dia de viagem
Passeio até as cachoeiras da Boca da Onça

Mais um dia reservado para um bate-volta saindo de Bonito, dessa vez para as famosas Trilhas e Cachoeiras da Boca da Onça. Nesse passeio você vai fazer trilhas tranquilas, tomar banho em cachoeiras, dentre elas a própria Cachoeira Boca da Onça, a mais alta do Mato Grosso do Sul.

Cachoeira Boca da Onça, Bonito - MS

Programe sua visita para às 8h30, assim você chega cedinho e tem mais tempo de aproveitar o dia na estrutura do atrativo.

É um dia pra relaxar e curtir a natureza, perfeito para quem já está encerrando a viagem por aqui.

Piscina Boca da Onça - Bonito

Para a noite, uma boa pedida é jantar em outro restaurante da cidade – comer de novo, sim! Quero! Minha dica é o restaurante Juanita, que é mais simples e mais em conta que a Casa do João e tem uma comida ótima!

Resumo do dia:

Cachoeiras da Boca da Onça | 8h30 | Sair do hotel às 7h30 | Veja o relato completo


Bonito: 5º dia de viagem
Passeio para as cachoeiras da Serra da Bodoquena

Outro dia fazendo um bate-volta saindo de Bonito e indo para a região das Cachoeiras da Serra da Bodoquena. Esse é um atrativo relativamente novo, porém bem legal para quem curte trilhas, cachoeiras e quer passar um dia em contato com a natureza – no estilo do passeio na Boca da Onça.

Cachoeiras Serra da Bodoquena, MS

Pela distância, tente programar sua chegada para às 9h da manhã. Você vai precisar sair do hotel umas 7h30 para chegar lá no horário.

Eu deixo ele como um adicional para quem tem mais tempo de viagem e curte essa pegada de passeio com banho de cachoeira – vale a pena!

Resumo do dia

Cachoeiras das Serra da Bodoquena | 9h | Sair do hotel às 7h30 | Veja o relato completo


Bonito: 6º dia de viagem
Visita ao incrível Abismo Anhumas

Eu deixei aqui para o final do roteiro o passeio que mais gostei de fazer em Bonito! Apesar de incrível, ele é mais caro e nem todo mundo consegue realizar. O Abismo Anhumas é uma caverna que você só consegue entrar por uma corda de rapel.

Abismo Anhumas, passeio em Bonito - MS

Toda estrutura e organização te oferecem a máxima segurança possível, então você pode ir sem medo! Nesse passeio só entram 20 pessoas por dia, por isso é muito importante se programar com antecedência!

Eu já escrevi todos os detalhes sobre como foi a minha experiência e recomendo muito que você tente incluir o passeio no seu roteiro.

Para a visita, você precisa de um dia, já que a sua descida vai ser por volta das 8h30 da manhã e a saída da caverna só depois das 14h. Você normalmente vai chegar novamente em Bonito depois das 15h no dia desse passeio.

Chegando nesse horário em Bonito, uma boa pedida é provar o Sorvete Frito, popular na rua principal da cidade, ou até mesmo o Pastel de Carne de Jacaré, caso você queira provar a iguaria sem gastar muito – carne de jacaré no restaurante é muito cara e tem gosto de frango, melhor mesmo gastar no pastel!

Resumo do dia:

Abismo Anhumas | 8h30 | Sair do hotel às 7h30 | Veja o relato completo


Viagem para Bonito: sua programação

Bom, nesse post eu passei sugestões de passeios para quem tem até 6 dias completos em Bonito. Como a sua base vai ser fixa na cidade, a ordem dos dias pode ser alternada sem nenhum problema.

Flutuação no Rio Sucuri, em Bonito

O que você precisa fazer agora é ver quantos dias você tem disponível e quais desses passeios aqui vão fazer parte do seu roteiro.

Como comentei, eu deixei o Abismo para o sexto dia, mas isso não quer dizer que você não possa incluir ele no seu roteiro de 4 ou 5 dias. Eu achei esse passeio incrível e acredito que vale muito a pena se você tiver condições.

Vale ressaltar que nesse roteiro existem dois passeios de flutuação, do Rio Sucuri e do Rio da Prata, e dois passeios de trilhas com cachoeiras, da Boca da Onça e da Serra da Bodoquena. Para quem tem menos dias ou precisa cortar alguma coisa, minha sugestão seria retirar um desses que são mais parecidos.

Se precisar de ajudar ou palpite no seu roteiro, deixa um comentário aqui no post que eu vejo como te ajudar!

Vale a pena alugar carro em Bonito

Para conseguir realizar a viagem exatamente com essa programação, eu precisei fazer os passeios com um carro alugadodeixando de lado o transfer oferecido pela agência.

Foi a primeira vez que fiz uma viagem dessa forma e posso dizer que curti muito! Foi bom demais ter a minha autonomia, ir por conta, dirigir até os lugares, parar na estrada para fotografar quando tinha tempo… enfim, foi muito bom! É uma ótima opção, principalmente se você tiver com quem dividir a despesa do carro.

Faça um orçamento para alugar seu carro com a RentCars

Alugando seu carro com a RentCars você vai ajudar o blog e não vai gastar nada a mais com isso. Sempre que puder faça sua reserva pelos links, vou ficar muito feliz, de verdade!

Onde ficar em Bonito

Durante essa viagem eu conheci e me hospedei em 3 hotéis diferentes – para poder recomendar as melhores opções aqui para você. Todos eles foram ótimos e posso indicar com segurança:

Wetiga Hotel | Veja aqui o relato completo | Faça aqui sua reserva
Marruá Hotel | Veja aqui o relato completo | Faça aqui sua reserva
Bonito Ecotel | Veja aqui o relato completo | Faça aqui sua reserva

Caso queira ver mais opções de hotéis em Bonito, minha sugestão é dar uma olhada no Booking.com, um dos sistemas de reservas mais confiáveis do mundo e que também é meu parceiro.

Marruá Hotel em Bonito, MS

No Booking, além de encontrar hotéis com os melhores preços e promoções, você garante sua estadia com total segurança. Sempre que puder, faça suas reservas pelos links aqui do blog, assim você garante sua hospedagem e ainda me ajuda, sem gastar nada a mais com isso.

Veja aqui as melhores opções de hospedagem em Bonito

Pacote de viagem para Bonito

Como eu já tinha comentado lá no começo do post, Bonito é um destino que você vai precisar agendar todos os passeios e montar sua programação. Eu recomendo que você faça uma cotação com a Venturas, que foi a agência que organizou todos os detalhes da minha viagem.

Hoje a Venturas é parceira blog e está me levando para destinos incríveis, que agora estou compartilhando por aqui. Se você não tiver tempo para se programar e quiser uma agência de confiança para te ajudar, fica aqui a minha sugestão.

Ao entrar em contato com a Venturas, comente que você é leitor do blog Um Viajante, eles estão oferecendo condições especiais para os leitores.

Acesse aqui o site da Venturas para entrar em contato.


Eu viajei para Bonito como embaixador da marca SBA, que tem uma proposta supor voltada ao mundo dos viajantes. Conheci o trabalho deles e fiquei super feliz em ver que a marca tem uma filosofia super parecida com o que eu acredito. Recomendo que você conheça o trabalho deles, já que a SBA compartilha muitas dicas e informações legais de viagem no blog da marca:

Acesse aqui o blog da SBA

Espero que tenha curtido esse post completão e continue acompanhando as dicas de Bonito. Se você tiver qualquer dúvida para montar seu roteiro ou quiser deixar uma sugestão, fique à vontade para comentar aqui no post! Valeuuu!! Beijo, abraço e até mais!

Robson viajou para Bonito em nome da SBA!Descubra Bonito com a Venturas!Reserve seu hotel em Bonito no Booking.com

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *