O que fazer em Foz do Iguaçu: TOP 10 Melhores Passeios

Veja o que fazer em Foz do Iguaçu e quais os melhores passeios para o seu roteiro na terra das Cataratas do Iguaçu. Vou compartilhar aqui uma lista de atrativos e pontos turísticos que pode ajudar na sua programação.

Para quem está planejando a primeira viagem para Foz do Iguaçu e pensa que o destino se resume às Cataratas do Iguaçu, esse TOP 10 Melhores Passeios pode abrir seus horizontes. Conhecer as opções de passeios e saber o que fazer em Foz do Iguaçu antes da viagem pode transformar sua experiência de viagem.

Aqui no blog eu criei um guia especial sobre Foz do Iguaçu e já falei sobre vários atrativos detalhadamente. Também já publiquei algumas sugestões de roteiros para você seguir e aproveitar o melhor do destino:

Roteiro de 4 dias em Foz do Iguaçu

Roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu

O que fazer em Foz do Iguaçu

Mesmo com os roteiros completos, é normal que os viajantes queiram saber quais foram os passeios que mais gostei e quais considero realmente imperdíveis. Veja aqui o que fazer em Foz do Iguaçu e o que não pode ficar de fora da seu roteiro:

  1. Cataratas do Iguaçu
  2. Parque das Aves
  3. Macuco Safari
  4. Itaipu Binacional
  5. Marco das Três Fronteiras
  6. Templo Budista e Mesquita de Foz
  7. Refúgio Biológico
  8. Compras no Paraguai
  9. CityTour no Paraguai
  10. Aguaray Ecosportes

1. Cataratas do Iguaçu

Seria impossível falar sobre o que fazer em Foz do Iguaçu sem começar pelo principal passeio do destino: as Cataratas do Iguaçu. Esse é, pra mim, um dos lugares mais lindos que você pode conhecer no Brasil.

  • Eleitas uma das 7 maravilhas da natureza no mundo, o conjunto de quedas d’água formadas pelo Rio Iguaçu é, sem dúvidas, o passeio mais especial e emocionante que você vai fazer em sua viagem para Foz do Iguaçu.
  • Localizadas exatamente na fronteira entre o Brasil e a Argentina, é possível visitar o atrativo pelos dois países – uma ótima oportunidade para quem nunca saiu do Brasil e quer um gostinho do que é uma viagem internacional.

Apesar de muito se falar sobre a beleza de cada um dos lados e qual deles é o mais bonito, se você tiver oportunidade, visite tanto o lado brasileiro das Cataratas quanto o lado argentino. Garanto que não vai se arrepender!

Veja aqui um post guia sobre as Cataratas do Iguaçu


2. Parque das Aves

Outro atrativo que disputa o topo da lista do que fazer em Foz do Iguaçu e que sou completamente apaixonado: o Parque das Aves. Um passeio relaxante, calmo e que vai possibilitar que você veja de perto a beleza e exuberância de muitas espécies de aves e, também, de outras espécies de animais de uma forma totalmente responsável.

Sempre que comento sobre algum passeio que envolve animais, é importante entender exatamente do que se trata, qual o trabalho que existe lá e qual a importância desse lugar para o meio ambiente.

  • Só para você ter uma ideia, o Parque das Aves é até hoje a única instituição do mundo focada na conservação das aves da Mata Atlântica. É um passeio para quem viaja sozinho, em casal, grupo de amigos ou em família… recomendo a todos os viajantes.

Veja aqui como é a visita ao Parque das Aves


3. Macuco Safari

Eu até poderia incluir esse passeio no mesmo tópico das Cataratas, já que o Macuco Safari também acontece dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Porém, de verdade, essa aventura merece um destaque à parte.

Quem está procurando o que fazer em Foz do Iguaçu e quer viver uma experiência mais do que especial, em um contato único com as Cataratas do Iguaçu, não pode deixar de fazer esse passeio. Uma aventura em um bote que leva você pelas águas do Rio Iguaçu até o encontro das quedas d’água mais incríveis que podemos conhecer.

É um passeio muito divertido, seguro e, de verdade, emocionante. Não tem quem não saia do Macuco Safari com o sorriso estampado no rosto. Apesar de ser um pouco mais caro, vale o esforço para incluir o passeio no roteiro.

Veja aqui como é o passeio do Macuco Safari


4. Itaipu Binacional

Talvez a visita a uma usina hidrelétrica não seja, à primeira vista, algo que você pensasse em incluir no seu roteiro. Aqui eu preciso destacar que essa é uma oportunidade incrível. A Itaipu Binacional, localizada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, é uma das maiores obras já construídas pelo homem e é considerada uma das maravilhas da engenharia.

A Visita Panorâmica à Itaipu é um passeio que também recomendo muito para todos os viajantes. Você terá a oportunidade de conhecer vários pontos da usina e contemplar a construção por meio de mirantes e de um passeio guiado em um ônibus panorâmico.

Quem tiver a oportunidade, outra opção incrível é o Circuito Especial na Itaipu: um passeio que, além de conhecer toda parte externar da usina, também vai permitir que você conheça o interior da construção – inclusive a turbina em pleno funcionamento. Vale muito a pena!

Veja aqui como é a visita panorâmica na Itaipu Binacional


5. Marco das Três Fronteiras

O Marco das Três Fronteiras é, hoje, um dos principais atrativos de Foz do Iguaçu e onde você tem a oportunidade de contemplar um dos mais belos pores do sol nessa viagem.

Com uma estrutura totalmente revitalizada, o Marco das Três Fronteiras conta com uma vila cenográfica onde praças, fontes e chafarizes se tornam palco para um show superespecial. Durante o entardecer, dançarinos celebram e homenageiam a cultura vibrante de cada um dos países da tríplice fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina.

Terminar um dia de passeio no Marco das Três Fronteiras é uma ótima pedida para a sua programação e merece fazer parte do seu roteiro de viagem.

Veja aqui como é a visita ao Marco das Três Fronteiras


6. Templos Budista e Mesquita de Foz

Aqui eu confesso que vou dar uma de esperto para não estourar o número de atrativos no TOP 10. Coloquei o Templo Budista e a Mesquita de Foz na mesma posição não só por serem passeios bem legais de incluir no seu roteiro, mas também por ser uma forma de você visitar os dois em um único passeio: o CityTour Iguassu.

O famoso passeio de ônibus em Foz do Iguaçu vai levar você por um tour guiado que mostra os principais pontos da cidade e inclui, dentro da programação principal, uma visita ao Templo Budista e, também, a Mesquita de Foz com um bônus especial a uma das melhores lojas de doces árabes da cidade.

Mesquita Omar Ibn al Khatab - Mesquita de Foz do Iguaçu

Se você quer uma boa dica para visitar os dois atrativos e ainda conhecer outros pontos de Foz do Iguaçu, incluindo toda informação histórica e dicas da cidade que o passeio guiado tem para contribuir, inclua o CityTour Iguassu no seu roteiro.

Veja aqui como é o passeio de ônibus em Foz do Iguaçu


7. Refúgio Biológico da Itaipu

Apesar de não ser tão conhecido, o Refúgio Biológico da Itaipu é mais um passeio que recomendo muito para quem quer conhecer um lugar responsável e super educativo. Hoje, quando me perguntam o que fazer em Foz do Iguaçu e qual passeio considero imperdível, sempre recomendo o Refúgio Biológico.

  • Localizado dentro do território binacional de Itaipu, o Refúgio é um lugar que abriga diversas espécies de animais resgatados e que não podem voltar ao seu habitat natural. É um passeio guiado e como o número de pessoas limitado, por isso é importante organizar essa visita com antecedência.

Eu fiz o passeio com o guia Fernando e preciso destacar aqui como as informações e o trabalho dele enriqueceu essa visita. Lá você vai ter a oportunidade de ver espécies como a harpia, o gato-maracajá, o veado-bororó, a anta, a jaguatirica e, dentre os destaques do refúgio, a onça pintada.

Veja aqui como é a visita ao Refúgio Biológico


8. Compras no Paraguai

Compras no Paraguai: vale a pena?

Quem viaja Foz do Iguaçu também tem a oportunidade de visitar o Paraguai e conhecer o “paraíso” de compras na famosa Ciudad del Este. Eu digo “paraíso” entre aspas por toda excentricidade e caos que você vai encontrar nessa aventura.

  • Visitar Ciudad del Este é uma experiência única e que eu recomendo muito para a sua programação. Sem falar que, mesmo com o dólar nas alturas, ainda é possível, sim, economizar comprando algumas coisas no Paraguai.

Quando falamos em eletrônicos, celulares, câmeras fotográficas e, em especial, cosméticos, perfumes e produtos de beleza, as chances de fazer uma boa economia são grandes.

Veja aqui o que eu comprei no Paraguai


9. CityTour no Paraguai

Compras no Paraguai: vale a pena?

Caso a sua ideia não seja compras no Paraguai, uma ótima pedida para conhecer Ciudad del Este além da área comercial é o CityTour Paraguaio. O passeio, que tem duração de aproximadamente 3 horas, vai te levar para lugares pouco visitados na região.

Uma das paradas do CityTour é uma surpresa para a maior parte dos viajantes: os Saltos del Monday, localizados em Presidente Franco, pertinho de Ciudad del Este, são um conjunto de cachoeiras que chegam a 40 metros de altura. É um passeio informativo e que possibilita uma experiência diferente, onde se pode ter uma visão mais profunda dos nossos vizinhos paraguaios.


10. Aguaray Ecosports

Para fechar a lista de principais passeios em Foz do Iguaçu, decidi incluir um atrativo que descobri na minha viagem mais recente e que foge um pouco do roteiro clássico da cidade. Se você gosta de aventura, um pouco de esporte e contato com a natureza, a Aguaray Ecosports não pode ficar de fora da sua programação.

Em uma expedição que leva por uma trilha pela Mata Atlântica, você terá a oportunidade de chegar ao Rio Iguaçu para um delicioso passeio de caiaqueexatamente na divisa entre o Brasil e a Argentina.

O passeio conta com mais alguns trechos de caminhada e ainda, para refrescar, um delicioso banho de cachoeira. É um passeio diferente e alternativo, porém uma experiência muito gostosa e que eu super-recomendo. 


Valor dos ingressos e como fechar esses passeios

Como para cada um desses atrativos é necessário adquirir um ingresso, a minha sugestão é que você faça isso com antecedência e em um só lugar.

Eu fechei todos os meus passeios diretamente com a Loumar Turismo, uma agência local e especializada em Foz do Iguaçu. Apesar de ter a possibilidade de comprar alguns desses ingressos diretamente na bilheteria, comprando tudo na agência você tem a chance pagar menos e ainda parcelar os valores em até 12x sem juros.

Ingressos Foz do Iguaçu: quais atrações comprar antes da viagem

A Loumar oferece ingressos cobrando o mesmo valor ou até valores mais baixos que os oficiais. Quem é leitor do blog e fecha um combo de passeios com eles, recebe um desconto especial. Eu recomendo com segurança não só para os ingressos, mas também para você fechar o seu hotel em Foz do Iguaçu, transfer para os passeios, aeroporto e Paraguai, e também, caso preferir, alugar um carro para fazer a viagem de forma independente.

Vou deixar aqui um formulário para você entrar em contato direto com a agência. Para facilitar a sua mensagem, já listei alguns atrativos no formulário – basta selecionar o que tem interesse e escrever a sua mensagem se tiver algo a complementar. Pode ter certeza de que será uma ótima experiência.

Hospedagem em Foz do Iguaçu

Se você não definiu seu hotel em Foz do Iguaçu, tenho uma boa dica: eu fiquei no Hotel Bogari e recomendo muito – além da melhor localização, foi o hotel com o melhor custo benefício na cidade.

Você pode fazer a sua reserva no Booking.com e também buscar por outros hotéis disponíveis em Foz do Iguaçu. Vou deixar o link para você encontrar as melhores ofertas – lembrando que ao reservar aqui você também me dá uma força com o blog. Eu super agradeço!

Reserve o Hotel Bogari no Booking.com

Pesquise e reserve seu Hotel em Foz no Booking.com

Veja aqui e reserve seu Airbnb em Foz do Iguaçu


Vídeo Foz do Iguaçu

Pra ter um gostinho de como é viajar para Foz do Iguaçu, veja aqui o vídeo que produzi nessa viagem e que tem imagens para você já ir sonhando com o dia do embarque:


Se curtiu o vídeo, aproveite para se inscrever no canal e também me acompanhar no @blogumviajante – estou sempre compartilhando dicas e viagens ao redor do mundo. Me manda um oi lá

Tudo sobre Foz do Iguaçu

Quer pegar mais dicas para sua viagem e o que fazer em Foz do Iguaçu? Como estou publicando vários posts sobre o destino, decidi criar um Guia Especial sobre Foz do Iguaçu. Vale a pena dar uma olhada e pegar diversas dicas para sua viagem:

Veja aqui o Guia Especial Foz do Iguaçu 

Espero que esse post ajude na organização da sua viagem para Foz do Iguaçu. Se tiver qualquer dúvida ou precisar de alguma informação sobre os atrativos de Foz, fique à vontade para deixar um comentário neste post! Valeuuu!

PARA SUA VIAGEM A FOZ DO IGUAÇU
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem.
RESERVE SEU HOTEL EM FOZ DO IGUAÇU
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

Sobre o autor

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

1 Comentário

  1. Daiany

    Olá, Adorei seu blog. Me ajudou muito. vou viajar com meu filho de 7 anos para Foz do Iguaçu, nós amamos a natureza, e seu blog ajudou muito a obter mais informações sobre os passeios. Obrigada e Parabéns!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *